Colégio São Francisco de Assis promove 6ª edição dos Jogos Franciscanos
Entre as modalidades estão vôlei, futebol, queimada, pique-bandeira, damas e xadrez
Em Barbacena, o Colégio São Francisco de Assis está promovendo a 6ª edição dos Jogos Franciscanos (JOFRAN). Trazendo diversas modalidades, a escola convidou os atletas paralímpicos Miguel Antônio e Yasmim Carvalho para apadrinhar o evento. As modalidades disputadas são vôlei misto, futebol masculino e feminino, queimada, pique-bandeira, damas e xadrez.
A instituição foi fundada há sete anos pelas irmãs de São Francisco da Providência de Deus e, de acordo com o diretor, professor Tancredo, a proposta é trazer as Olímpiadas para dentro da escola. “O Jofran é um projeto criado com toda a equipe pedagógica do colégio, liderado pelo professor de Educação Física, que reúne todos os alunos do 1º ao 9º ano. Esses alunos são divididos entre seis equipes e disputam várias modalidades esportivas em gincanas, futebol, queimada, muitas modalidades. Nós utilizamos a abertura no mesmo formado que é feito em uma Olimpíada, dando significado aos símbolos. Temos a tocha, a pira olímpica, o juramento, a resposta dos alunos a essa integridade e no convívio harmônico com a natureza. Esse é o significado e objetivo, integrar os alunos na sociedade através do esporte”, declarou ele.
De acordo com o professor Jardel, organizador da competição, a escolha dos atletas paralímpicos para apadrinhar a competição foi feita devido a importância da inclusão responsável. “Estou encantado com a história deles. É muita superação, é muita vontade de vencer na vida e eles não desistiram de nada. Os nossos alunos tem uma vivência de mundo diferente e eu quis trazer isso porque quando comecei a trabalhar o esporte adaptado aqui, uma das primeiras coisas que eles me perguntaram foi o motivo de trabalhar o esporte adaptado se não temos alunos com deficiência física. Falei para eles que a vida pode mudar a qualquer momento e eles entenderam essa questão de começar a respeitar essas pessoas que eles vão encontrar fora daqui. Então é muito importante que eles tenham esse contato para aprender a promover a inclusão”, afirmou o educador.
Sobre o convite, Yasmim disse que “a gente gostou muito de ser madrinha e padrinho do JOFRAN”, enquanto Miguel acrescentou sobre o colégio, afirmando que “a estrutura é muito boa. A abertura com a dança e apresentações representando o esporte, além de toda a música, foi muito boa. Eu amei ser convidado, é uma honra”.
A irmã Maria José falou sobre o trabalho realizado com os alunos. “Nosso trabalho aqui no Colégio São Francisco é muito mais do que um trabalho, é uma missão, é acreditar nessas crianças, nos jovens e adolescentes. É acreditar que eles são capazes de trazer a transformação que nosso mundo merece. Nós, irmãs de São Francisco da Providência de Deus, acreditamos que o esporte transforma vidas, muda conceitos, trabalha os preconceitos que as vezes a sociedade coloca e mostra que assim podemos mudar o mundo”, finalizou.
Confira algumas fotos do evento de abertura: