Dicas para eliminar a desigualdade de gênero dentro de casa durante a pandemia
A ONU Mulheres separou nove dicas para apoiar a igualdade de gênero durante a pandemia
A Covid-19 não é apenas um problema de saúde, é também um choque para as sociedades e economias, alterando drasticamente o cotidiano das pessoas. Com a necessidade do distanciamento social, as mulheres enfrentam os impactos da pandemia de maneiras diferentes e menos visíveis.
Pensando nisso, a ONU Mulheres separou algumas recomendações de como apoiar a igualdade de gênero dentro de casa:
- Compartilhe os cuidados em casa
As mulheres realizam três vezes mais tarefas domésticas e trabalho não-remunerado do que os homens. Desde cozinhar e limpar, cuidar de crianças e pessoas idosas, durante o período em que as pessoas são obrigadas a ficar em casa para impedir a propagação do vírus, as responsabilidades e os cuidados com a casa se tornam ainda mais necessários. Por isso, cabe a toda a família compartilhar o cuidado: o apoio a criança por meio de ensino à distância ou a pessoas idosas e vulneráveis, cozinhar, limpar e administrar famílias.
- Conheça os dados da Covid-19
Além de serem as principais responsáveis pelos cuidados em casa, as mulheres muitas vezes são maioria na linha de frente do combate ao vírus, seja como profissionais da saúde, cientistas, entre outras funções, fazendo contribuições significativas para enfrentar o surto. A elas é atribuído o maior risco de infecção, bem como da perda do emprego, menor acesso à saúde sexual e reprodutiva e também o aumento da violência doméstica.
- Leia, assista, ouça e compartilhe a história de mulheres
O período de isolamento pode ser usado para o aprendizado. Estude o feminismo, leia um livro que reflete como as experiências das mulheres ao redor do mundo são diversas! Encontre programas, podcasts, contas de mídia social e filmes exibidos, escritos ou produzidos por mulheres para aprender e se inspirar!
- Fale sobre a igualdade de gênero com sua família
Durante o período de distanciamento social, o lar se torna a escola para muitas famílias em todo o mundo. O feminismo pode ser adicionado aos tópicos para debate! Conversar sobre a igualdade de gêneros com a família, amigos e amigas – especialmente crianças, meninos e meninas – é o que ainda precisa ser feito para enfim alcançar o tratamento igualitário para os sexos. Dessa forma, as crianças são preparadas para liderar o caminho de um futuro melhor para todas as pessoas.
- Continue o seu ativismo online
Em todo o mundo as mulheres estão sendo desproporcionalmente afetadas pelo impacto social e econômico causados pela crise. Por esse motivo, a internet pode ser um ótimo espaço para defender os direitos das mulheres e a igualdade. Participe da campanha “Geração Igualdade”, criada pela ONU Mulheres, expressando assim o seu compromisso com um futuro igualitário! Usando a #GeraçãoIgualdade é possível baixar GIFs, slogans e muito mais, além de encontrar cards de dados, imagens e vídeos informativos sobre o coronavírus.
- Apoie a causa
As mulheres constituem 70% das pessoas que trabalham no setor social e da saúde em todo o mundo e estão na linha de frente da resposta.
Elas são maioria no trabalho informal e em empregos com salários mais baixos, possuindo menos meios de se ajustar às dificuldades da vida. Quando as famílias são colocadas sob pressão, a violência doméstica geralmente aumenta, assim como a exploração sexual.
A ONU Mulheres está trabalhando para apoiar todas as mulheres na linha de frente da luta contra a pandemia. Promova acordos de trabalhos flexíveis para mulheres com uma carga de cuidados e priorize serviços para prevenir a violência doméstica baseada em gênero.
- Eduque-se!
A ONU Mulheres está promovendo cursos on-line e gratuitos sobre a igualdade de gênero, que você pode acessar clicando aqui. Além disso, também é possível fazer passeios virtuais e ver exposições on-line, aproveitando a oportunidade para aprender sobre mulheres artistas que tiveram o seu trabalho negligenciado ao longo da história e até mesmo hoje continuam subvalorizadas.
Para aprender sobre os principais marcos dos movimentos pelos direitos das mulheres, o progresso, a retração e as vozes e inspirações de mulheres líderes de todos os cantos do mundo, confira a exposição online “Geração Igualdade: a hora é agora!”.
- Faça sua parte, salve vidas!
Pratique a solidariedade social com distância física. Saiba que o que você está enfrentando agora, outras pessoas também estão enfrentando de forma semelhante e tentando se ajustar a esse novo normal. Apoiar as pessoas ao redor e ficar perto a sua comunidade pode ajudar a permanecer forte enquanto se oferece ajuda a outras pessoas.
- Cuide da sua saúde mental
Priorizar a saúde mental é importante durante períodos de alto estresse. Defina um lembrete para dar um tempo das notícias e encontre momentos de felicidade, se conectando com os amigos, a família, além de relaxar e praticar a atenção plena.
Como a pandemia é responsável por manter as pessoas longe umas das outras é completamente normal sentir ansiedade, exclusão ou se sobrecarregar com as responsabilidades profissionais ou familiares.