Barbacenenses da TECHZEUS são vice-campeões do Mundial de Robótica na modalidade FTC
A competição contou com a participação de cerca de 15 mil estudantes
Entre os dias 16 e 20 de abril, a equipe barbacenense TECHZEUS participou do Campeonato Mundial de Robótica, realizada na cidade Houston, no Texas, Estados Unidos. Em uma competição com cerca de 15 mil estudantes de mais de 50 países, o grupo levou o título de vice-campeão mundial na modalidade First Tech Challenge (FTC).
Com estudantes de 16 e 17 anos, fazem parte da TECHZEUS Bernardo Siqueira, Valentina Ferreira, Isaía Lobo, Gustavo Luiz Damasceno, Leonardo Cursio, Matheus José Moreira, Maria Clara da Costa e Isabelle Araújo. Alunos do Sesi em Barbacena, eles foram guiados pelos técnicos Wesley de Almeida, Daniel Silva e Mariana Rodrigues em uma categoria em que tiveram que projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio. Os projetos foram construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android e que poderiam ser codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java.
Na categoria, as equipes também arrecadaram fundos, projetaram e comercializaram através da divulgação na comunidade para ganhar prêmios específicos. Os participantes podem se inscrever para em bolsas de estudo universitárias de mais US$ 80 milhões.
O Brasil conquistou o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos e levou mais sete prêmios técnicos em todas as categorias. Este ano, o país teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram 144 alunos de escolas públicas e privadas de dez estados.
Os integrantes da Los Atômicos, de Araras (SP), garantiram o primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos. Outro time brasileiro que competia na mesma modalidade, a Pardoboots de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), garantiu não só o segundo lugar, como também o prêmio de técnico/mentor.