Chuvas afetam cerca de 300 pessoas em Barbacena
Em 2h foi registrada uma quantidade de chuva maior do que a prevista para 24h
Na tarde de ontem (25/03), uma forte chuva foi responsável pelo alagamento em diversos bairros de Barbacena, afetando cerca de 300 pessoas. De acordo com a Defesa Civil, a quantidade de chuva não estava prevista. Em quase 2h foi registrada uma quantidade maior do que a prevista para 24h.
A Estação hidrológica situada na rua Bahia registrou um acumulado de 48,8mm. Enquanto as demais Estações pluviométricas registraram, no período de 16h às 18h, acumulados de:
- Carmo: 25,59mm;
- Colônia Rodrigo Silva: 30,11 mm;
- Água Santa: 77,3 mm;
- Pinheiro Grosso: 29,12 mm;
- Senhora das Dores: 8,25 mm;
- São Francisco: 61,95 mm;
- Correia de Almeida: 14,15 mm;
- João Paulo II: 50,35 mm.
Entre os pontos de alagamento estão as seguintes localidades: Valentim Prenassi, Nova Suiça, São Sebastião, Santa Tereza, rua Bahia, Santa Maria, João Paulo II, Jardim, Centro, Vilela, Pontilhão, Passarinhos, região do Ibiapaba, Caiçaras e Caminho Novo. Até às 22h também foram registrados quatro pontos atingidos por movimentos de massa.
Hoje (26/03), a Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras (SEMOP) e o Serviço de Água e Saneamento (SAS) realizarão a limpeza das bocas de lobo, bueiros e vias públicas para diminuir os efeitos das inundações. Também serão enviadas equipes para continuar a limpeza da rua Demétrio Ribeiro e verificar os muros de contenção das casas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para esta terça-feira é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A intensidade dos ventos é fraca e a temperatura varia de 19º a 24º.