Chefs do Senac Barbacena participam do maior festival de vinhos de Portugal
Essência do Vinho teve a participação de chefs barbacenenses em jantares e masterclasses
O festival Essência do Vinho, maior festival de vinhos e gastronomia de Portugal, realizou sua 20ª edição em fevereiro, no Porto, e contou com a participação do Senac, por meio dos profissionais barbacenenses Ronie Peterson e Flávio Gomes.
A programação, que foi oferecida em parceria com o Fartura Gastronomia e apoio da Fecomércio MG, contou com a Masterclass “Vinhos de Minas Gerais”, ministrada pelo docente do Senac em Barbacena Flávio Gomes. O docente Maicon de Sá, do Senac em Belo Horizonte, também palestrou em dois momentos, sobre “Azeites da Mantiqueira” e “Queijos de Minas Gerais”. As aulas contaram com experiência de degustação e análise sensorial.
Já o chef e gerente de Alimentos e Bebidas do Senac, Ronie Peterson, participou do “Jantar a seis mãos”. Acompanhado de mais dois chefs brasileiros, o barbacenense trabalhou um menu com pratos mineiros sem deixar de lado a tradição portuguesa. O especialista ficou responsável pela sobremesa do encontro que serviu mais de 110 convidados e apresentou uma releitura do doce de leite com figo, usando entremê de figos cozidos com vinho, trazendo as conservas dos doces, que são heranças portuguesas, e adicionando sabores peculiares do nosso cerrado, como biscoitos de pequi e uma mousse de doce de leite banhada por uma calda com sabor mais cítrico do limão. E, para completar o DNA mineiro, não poderiam faltar pedacinhos de queijo.
“A culinária portuguesa e a mineira têm uma relação muito íntima, carregada de muitas heranças não só na doçaria, mas em processos primordiais, como modos de conservar, fermentar, extrair. Os vinhos e os azeites são exemplos disso. Minas Gerais o poder de encantar pessoas formadoras de opinião de um dos mercados mais importantes globalmente dentro desse meio gastronômico. E com essa audácia de levarmos os nossos azeites, os nossos vinhos e a nossa cultura, saímos aplaudidos e reconhecidos pelo bom trabalho que tem sido feito pelos mineiros”, comenta o chef Ronie Peterson.
Intercâmbio de experiências
A participação no festival Essência do Vinho também contou com visitas à Vinícola Quinta da Lixa, uma das mais famosas de Portugal, especializada na produção de vinhos verdes, e a Escolas da Rede Zendensino, em Esposende, referência na formação de cozinheiros e de garçons.
Para Edson Puiati, diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac, que também é natural de Barbacena, experiências como essa abrem caminhos para reconhecimento da cultura gastronômica mineira e melhora dos cursos que o Senac oferece na área. “Assinamos um protocolo de intenções para um intercâmbio de experiências de boas práticas entre Portugal e Brasil. É um intenso trabalho de troca de visões entre as duas nações, levando em consideração a formação profissional, a gastronomia, o vinho, o queijo, o azeite, e de mostrar para eles que a gente sabe fazer coisa muito boa também”, explica.