Saiba como será o fluxo de atendimento de casos suspeitos e confirmados de dengue em Barbacena
Os atendimentos foram divididos em grupos A, B, C e D conforme a gravidade dos casos
A Prefeitura de Barbacena divulgou como será o funcionamento do fluxo de atendimento de casos suspeitos e confirmados de dengue no município. Os atendimentos foram divididos em quatro grupos de acordo com a gravidade.
- Grupo A
Atende casos de dengue sem sinais de alarme, sem condições especiais, sem risco social ou comorbidade. A pessoa deve procurar atendimento em uma UBS de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h (zona urbana), e de 7h às 16h (zona rural). O grupo também pode procurar atendimento na Policlínica após às 17h, finais de semana e feriados.
- Grupo B
Atende suspeitas de dengue sem sinais de alarme, com condição especial ou com risco social e com comorbidade. O atendimento acontecerá no IMAIP na porta exclusiva dengue todos os dias de 9h às 21h (após às 21h será na porta principal) ou na Santa Casa de Misericórdia para gestantes, lactantes e crianças.
- Grupo C
Voltado para pessoas com sinais de alarme presentes e sinais de gravidade ausente, sendo dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, sangramento de mucosa, letargia e/ou irritabilidade. O grupo também deve procurar atendimento no IMAIP na porta exclusiva dengue todos os dias de 9h às 21h (após às 21h na porta principal) ou também na Santa Casa de Misericórdia para gestantes, lactantes e crianças.
- Grupo D
Destinado a casos de dengue grave, com sinais de choque como taquicardia, extremidades frias, pulso fraco e filiforme, pressão arterial convergente, hipotensão arterial (fase tardia do choque), cianose (fase tardia de choque), acumulação de líquidos com insuficiência respiratória, sangramento grave e comprometimento grave de órgãos. Os pacientes devem procurar atendimento no Hospital Regional de Barbacena. As gestantes, lactantes e crianças devem procurar a Santa Casa de Misericórdia.