Janeiro choveu quase 25% a mais do que a média prevista para o mês
Média, no entanto, é menor do que no mesmo mês do ano passado, em que chuvas causaram estragos na cidade e deixou Barbacena em situação de emergência
Barbacena fechou janeiro com um total de 326,4 mm de chuvas que caíram sobre a cidade no primeiro mês do ano. A média esperada para janeiro era de 290,6 mm, ou seja, 24,7% a mais do que o previsto. As chuvas das últimas 24h contabilizou uma média de 39,4mm em Barbacena.
Apesar da quantidade significativa de chuvas, a média foi menor do que comparado ao ano passado. No mesmo mês de janeiro a chuva foi de 523.6 mm. À época a chuva causou um grande estrago na cidade, sendo necessário a publicação de um decreto de situação de emergência no município.
Especialista em meteorologia, Sandro Moreli explica que mesmo que não tenha chovido tanto quanto o ano passado, a chuva deste ano foi consideravelmente alta. “Como janeiro é o mês mais chuvoso em nossa região, qualquer chuva acima da média neste mês é problema. Por sorte as chuvas vieram bem distribuídas e não localizadas”, destacou Sandro.