Dia da Saúde é comemorado na EPCAR
Todos os integrantes do Grupo de Saúde de Barbacena foram homenageados
A história da Saúde da Aeronáutica tem seu marco inicial em 2 de dezembro de 1941, a partir da união de oficiais médicos, oriundos da sociedade civil, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Por esse motivo, no último sábado (02/12), o o Comando da Aeronáutica (COMAER) celebrou o Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica.
Para comemorar a data, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), realizou uma solenidade militar, na oportunidade em que foram homenageados todos os integrantes do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ) e realizada a entrega do prêmio Destaque Operacional de Saúde. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença da Comandante do GSAU-BQ, Tenente-Coronel Médica Luciana Horovitz, e de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).
Para o Capitão Dentista Gustavo Teixeira da Rocha, essa homenagem significa uma honraria concedida aos oficiais e graduados que prestaram relevantes serviços, imbuídos pelo comprometimento e dedicação em suas áreas. “O Destaque Operacional é um incentivo e reconhecimento pessoal pela dedicação ao trabalho. Além de ser uma oportunidade de agradecer a todos que nos ajudam a atingir a atividade-fim do Serviço de Saúde da Aeronáutica”, afirmou.
Durante a solenidade, a Tenente-Coronel Luciana Horovitz realizou a leitura da Ordem do Dia, do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves. E, ao final da cerimônia, todo o efetivo desfilou em continência ao Comandante da EPCAR, ao som da Canção do Serviço de Saúde da Aeronáutica.
Serviço de Saúde da Aeronáutica
O Serviço de Saúde da Aeronáutica nasceu da integração entre Forças Armadas e sociedade civil, tendo como primeiro Diretor de Saúde, e hoje patrono, o Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos.
Concebido inicialmente para verificar as condições físicas e psíquicas dos aeronavegantes, com vistas à atividade aérea, o sistema de saúde cresceu, aperfeiçoou-se e expandiu suas atividades para as áreas assistencial, preventiva, odontológica e farmacêutica.