Léo Blindado fala sobre a crença de que treinar errado dá resultado
Siga o colunista da Folha de Barbacena na página @leo_blindado
Olá, Leonidas blindado aqui, vamos lá!
Treinar “errado” dá muito certo!
Opa, espera aí Léo, agora tu brincou?
Calma lá, vamos nessa onda aqui: Quando eu falo a respeito de posturas, ajustes, correções e encaixes com a técnica correta durante o treino eu sei que é chato e por esses motivos eu aceito, mas venho aqui trazer uma crença de que treinar errado dá certo ou traz resultados estéticos (releia estéticos por favor, sólidos e notórios, ambos cheios de comida e ergogênicos).
É claro que dá! Musculação é um esporte tão sem vergonha que até as práticas errôneas que se fazem em ginásio e salão de musculação dão certo e trazem resultados estéticos. Mas até quando? Até quando você conseguirá suportar os impactos articulares, será que para sempre? Sistematicamente repetindo as mesmas práticas, os mesmos desgastes articulares, as mesmas posturas errôneas, as invenções mirabolantes de “exercícios que pegam mais”, as “técnicas” vislumbradas do Instagraam dos gigantes do esporte… sua estrutura corporal irá suportar?
Deu certo até aqui, ok. Talvez pro Ronnie Coleman deu certo por mil anos também, mas e agora? Viu só como ele está? Falta de sorte? Fatalidade? Não, não foi, então chegou a hora da sua reflexão. Devo colocar mais peso para impressionar? Treinar “pesado” é o que funciona? Tá leve, parece fisioterapia?
Não pense no imediatismo e também não ache que seu corpo agora está adaptado a todo e qualquer exercício. Óbvio que no princípio do texto o que eu diria é que o melhor é fazer aldo mesmo errado para sair da inércia, em atividade quem sabe você busque sabedoria e aprenda, sem ela você permanece o mesmo, sem buscar o aperfeiçoamento.
Reflita, busque, se conheça, porém vá além, pense além, veja além de você hoje. Claro que só se vive uma vez, mas se você acordar amanhã e estiver “torto” por algo que repetidas vezes fez errado, será que vai valer a pena?
Sem heroismos, ok?
Mova-se, busque, comece.
FORÇA E HONRA