• A América é tricolor! Fluminense supera o Boca Juniors e conquista a Conmebol Libertadores pela primeira vez!

    Siga a página do colunista @bola.no.campos no Instagram

    Foto: @bola.no.campos/Instagram

    Pode comemorar torcedor! O Fluminense é campeão da Copa Libertadores da América! No último sábado (4), atuando no encantador Estádio do Maracanã, o Time de Guerreiros venceu o Boca Juniors, da Argentina, pelo placar de dois a um, conquistando pela primeira vez a maior competição do continente! O atacante Germán Cano inaugurou o placar, o lateral-direito Luis Advíncula empatou, e coube ao predestinado John Kennedy fazer o tento decisivo no tempo extra!

    Com o importante título, o Tricolor das Laranjeiras superou o pesadelo de 2008 e finalmente alcançou a Glória Eterna! Há 15 anos, a equipe carioca foi derrotada nos pênaltis para a LDU, do Equador, no mesmo Maracanã! Agora, o Fluzão se consagra na prorrogação!

    O Boca Juniors, por sua vez, perdeu a grande oportunidade de igualar o Independiente como maior vencedor da história da Liberta! Os Xeneizes seguem com seis taças, enquanto o Rei de Copas possui sete!

    Escalações

    Boca Juniors: Sergio Romero, Frank Fabra, Nicolás Valentini, Jorge Figal (Bruno Valdez), Luis Advíncula, Valentín Barco (Luca Langoni), Ignacio Fernández (Marcelo Saracchi), Guillermo Fernández, Cristian Medina (Vicente Taborda), Miguel Merentiel (Lucas Ezequiel Janson), Edinson Cavani (Dario Benedetto).

    Técnico: Jorge Almirón.

    Fluminense: Fábio, Marcelo (Diogo Barbosa), Felipe Melo (Marlon), Nino, Samuel Xavier (Guga), André, Martinelli (Lima), Keno (David Braz), Ganso (John Kennedy), Jhon Arias, Germán Cano.

    Técnico: Fernando Diniz.

    O jogo como um todo

    Primeiro tempo

    A grande final da Conmebol Libertadores entabulou-se de maneira nervosa. O Fluminense detinha a posse da bola e tentava se deparar com espaços, enquanto o Boca Juniors postava-se recuado e estava totalmente disposto a picotar a partida! Ciente de que os Xeneizes teriam uma postura altamente defensiva, Fernando Diniz decidiu colocar mais um indivíduo no setor do meio-campo em vez de mais um centroavante!

    O Fluzão ameaçou a baliza de Sergio Romero com o zagueiro Nino e o atacante Germán Cano na bola parada! Em contrapartida, o Boca teve dois contra-ataques nada eficientes, com participações de Miguel Merentiel e Edinson Cavani!

    Aos 27 minutos, um lance polêmico ocorreu no Estádio do Maracanã! O defensor Nicolás Valentini cabeceou o meia Paulo Henrique Ganso numa disputa sem bola dentro da área! O árbitro colombiano Wilmar Roldán não viu a cruel atitude, e o VAR não recomendou a checagem do lance!

    No minuto 36, quando tudo indicava para uma primeira etapa sem tentos, os adeptos do Fluminense “fizeram o L”! O ponta Keno tabelou com o meio-campista Jhon Arias e cruzou de maneira rasteira para uma finalização perfeita de Germán Cano! Um a zero para o Tricolor!

    Segundo tempo

    A etapa complementar iniciou-se com uma postura mais agressiva por parte do Boca Juniors! Logo aos cinco minutos, o zagueiro Felipe Melo sentiu um problema muscular e precisou ser substituído por Marlon!

    Aos 16, Jhon Arias se enroscou com o lateral-esquerdo Frank Fabra e pediu pênalti! O colombiano Roldán, novamente, deixou o jogo seguir! No minuto 24, Ezequiel Fernández ameaçou com um arremate de fora da área, mas o arqueiro Fábio defendeu bem!

    A cada instante mais confortável no Maracanã, o Boca deixou tudo igual com Luis Advíncula, aos 27! O peruano passou com facilidade por Marcelo e bateu de forma colocada com a perna esquerda! Um a um!

    Com o empate, Fernando Diniz realizou quatro alterações no Tricolor das Laranjeiras: Samuel Xavier, Marcelo, Martinelli e Ganso deram lugar a Guga, Diogo Barbosa, Lima e John Kennedy! No último lance, Lima deu um belíssimo passe para Diogo Barbosa, o qual errou quase na pequena área! Como o um a um se manteve no tempo normal, tudo poderia ser decidido na prorrogação!

    Prorrogação

    Ao colocar John Kennedy dentro das quatro linhas, Fernando Diniz disse que o garoto faria o gol do título! E aos oito minutos do tempo extra, a profecia do treinador mineiro se cumpriu! O jovem atacante estufou as redes de Sergio Romero para marcar o gol mais importante da história do Fluminense Football Club! Dois a um! Felipe Melo e Marcelo, os quais tinham sido substituídos, não conseguiram conter a emoção e caíram em lágrimas!

    Todavia, John, por ter comemorado com a torcida, levou o segundo cartão amarelo e deixou o Time de Guerreiros com um a menos! Frank Fabra, do Boca Juniors, também acabou sendo expulso após acertar o rosto do zagueiro Nino com um tapa!

    Atrás no placar, a equipe do técnico argentino Jorge Almirón se lançou ao ataque no segundo tempo da prorrogação, mas o Fluzão conseguiu manter a vitória! Fim de jogo no Estádio do Maracanã com uma festa espetacular e a história sendo escrita! Parabéns Fluminense! O grande campeão da Conmebol Libertadores de 2023!

    Considerações finais após a partida

    Saúdem todos o Rei da América!

    Extraordinário! É praticamente impossível um adjetivo melhor para o atacante Germán Cano! O futebolista de 35 anos terminou a Conmebol Libertadores com 13 gols! E logo num clube como o Fluminense, marcado por grandes goleadores em sua rica história!

    A partir de agora, o argentino de coração tricolor se posiciona eternamente como um dos maiores ídolos do clube carioca! Façam o “duplo L” imediatamente! A América se curva e tira o chapéu para Germán Ezequiel Cano Recalde!

    Fernando Diniz cala a boca dos críticos e se consagra!

    A primeira conquista continental do Fluminense estava totalmente entrelaçada com a consagração de Fernando Diniz! Tachado de perdedor, o treinador, natural de Patos de Minas, fechou a matraca dos críticos com a maior conquista de sua carreira! O Dinizismo está absolutamente “on”!

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.