• Imagens de Barbacena feitas com uso da inteligência artifical encantam a população nas redes

    A Folha de Barbacena entrevistou o idealizador do projeto, Sandro Moreli, que falou mais sobre o projeto e explicou um pouco sobre as técnicas utilizadas

    Foto: @minhaterra_oficial

    Nos últimos dias, um perfil do Instagram tem chamado muita atenção da população barbacenense, que pôde conhecer a tão amada Cidade das Rosas pelos olhos da inteligência artificial (IA). O perfil Minha Terra (@minhaterra_oficial) trouxe através de suas postagens a representação de diversos pontos turísticos da cidade e por esse motivo a Folha de Barbacena (FB) entrevistou Sandro Moreli, idealizador do projeto.

    “O perfil Minha Terra teve início no Instagram em junho de 2021, apesar de já existir há alguns anos. A iniciativa surgiu pelo fato de que, desde cedo, ainda nas câmeras, eu tenho como hobby a fotografia e a captação de imagens e vídeos da cidade. Com a popularização do Instagram como uma das principais mídias sociais de divulgação de imagem, surgiu a oportunidade de tornar público esse hobby”, declarou ele.

    Sandro contou que sempre tentou seguir as tendências da rede social, bem como as novidades tecnológicas que surgiam, decidindo apostar na IA para trazer uma abordagem diferenciada para as mais variadas paisagens barbacenenses. De acordo o dono da página, apesar desta ser uma ferramenta vasta e abrangente, a grande maioria das pessoas a utiliza em suas duas funções mais conhecidas: a criação de textos e de imagens.

    A respeito do método utilizado, Sandro esclareceu que no âmbito imagético é possível trabalhar com o movimento ou estática, havendo a possibilidade de gerar os dois tipos através de um texto descritivo ou modificação de uma imagem pré-determinada. “Eu costumo utilizar os dois tipos mais comuns de geração de imagem estática. O primeiro, através de um texto descritivo, utilizando de um modelo de geração de imagem já pré-definido e a segunda opção, que é a modificação de uma imagem, através também de um modelo já pré-definido, já com uma ‘identidade visual’, mantendo as características dessa imagem”, explicou ele, afirmando que na última é quase como “inserir uma roupagem nova”, como estilo cômico, futurista, fotográfico, quadrinhos, entre outros. O idealizador esclareceu que também é possível utilizar a IA para gerar vídeos através de textos e imagens, sendo um dos sites mais conhecidos o D-ID, embora ainda existam outras ferramentas similares.

    Sandro Moreli nasceu em São João del-Rei, mas por morar em Barbacena há mais tempo, se considera um barbacenense. Inicialmente o projeto seria regional, retratando os principais pontos turísticos da região, mas percebeu que os seus seguidores gostavam mais de ver as fotos da sua cidade. “Percebi que as pessoas são bairristas. Apesar de apreciarem as belas imagens no Instagram, elas precisam de uma noção de pertencimento. Elas precisam se reconhecer na foto publicada. As pessoas são menos importância aos locais que não conhecem e se identificam mais com os locais em que já estiveram e como os seguidores do canal são, em sua maioria, de Barbacena, resolvi nesse primeiro momento me dedicar a postagens da cidade”, finalizou ele, afirmando que no futuro pretende expandir para a região ou, quem sabe, por Minas Gerais.

    Confira outras imagens do projeto:

    Por Isabella Paolucci

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.