EPCAR realiza cerimônia de entrega de Distintivos de Monitoria
Os alunos foram selecionados por disciplina devido ao bom comportamento e rendimento
Para destacar o desempenho acadêmico dos alunos do Esquadrão Hércules, primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), aconteceu uma solenidade no auditório 1 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Os alunos foram selecionados por disciplina, devido ao bom rendimento acadêmico, além de apresentarem perfil condizente com a função de monitor, verificando-se aspectos como relação interpessoal, comunicação, interesse, organização, desenvoltura, comprometimento e conduta militar ilibada. Esses, foram agraciados com o Distintivo de Monitoria, uma distinção àqueles que, no contexto educativo, auxiliarão os demais companheiros de turma no processo de ensino com a mediação dos docentes.
A coordenação da monitoria no esquadrão é realizada pelo aluno mais antigo daquela turma. A aluna Jessica Callegari Silva de Oliveira será a coordenadora de sua turma e recebeu seu distintivo de monitoria na disciplina de filosofia, afirmando que sempre teve paixão por estudar e por ensinar, sendo este um momento de grande motivação em sua jornada de preparação na EPCAR. “Gosto muito da matéria e adoro ensinar, além de já estar muito motivada com a pré-monitoria que já estava praticando. Queria muito ser monitora dessa matéria e os conteúdos que estavam sendo apresentados em aula me mantinham cada vez mais interessada na matéria e nessa intenção da monitoria. Estar sendo reconhecida por algo que eu fiz, me deixa muito feliz. Pretendo ser monitora durante os três anos aqui na EPCAR, preferencialmente em filosofia, mas gosto de outras matérias que também ficaria feliz em ser monitora. Essa escola dá muitas oportunidades para exercermos várias atividades, nos sentimos bem, fazendo alguma coisa, nos sentimos diferentes”, concluiu.
O Tenente-Coronel Aviador Aron-Luis Martins da Silva, Chefe da Divisão de Ensino da Escola, destacou que a atividade de monitoria é uma das estratégias de apoio à aprendizagem adotadas pela EPCAR com o objetivo de auxiliar os alunos no processo ensino-aprendizagem e que, mesmo por meio de uma cerimônia simples, em função da pandemia, o significado deste momento é muito marcante. “Pode-se dizer que os monitores têm a capacidade de se tornarem os agentes da mudança na vida acadêmica dos companheiros de turma. Além disso, aqueles que ensinam, ao mesmo tempo aprendem. E aprendem de forma a solidificar o conhecimento, desenvolvendo valores desejáveis à postura dos futuros oficiais da FAB, tais como liderança, responsabilidade, camaradagem e espírito de corpo. Aos escolhidos, parabéns pela conquista! Honrem a confiança depositada, ora materializada pelo distintivo que ostentarão na farda”, finalizou o oficial.
A solenidade contou com a presença dos 54 alunos que receberam o distintivo de monitoria, de representantes da pedagogia, do coordenador do corpo docente da Escola, professor Alexandre José Rodrigues, do Chefe da Divisão de Ensino, do Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Joel de Castro Sales, que presidiu a cerimônia e, de forma remota, dos demais integrantes do esquadrão e dos professores das disciplinas.
Com informações da EPCAR