• Primeira barbacenense a ganhar Campeonato Brasileiro de Judô é medalhista no JEMG 2023

    Rafaela Cantarutti pratica o esporte há 9 anos e participou do JEMG também no ano passado

    A estudante barbacenense Rafaela Cantarutti da Escola Estadual Amilcar Savassi conquistou o 3º lugar no judô dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Aos 17 anos, ela acumula alguns títulos sendo a primeira barbacenense a ganhar o Campeonato Brasileiro sub 13 no esporte.

    Sobre o começo no judô, a mãe a atleta conta que no início estava relutante em deixar a filha praticar o esporte. “Pra ser honesta, quando ela foi convidada pra começar os treinos eu ia falar não pra ela, só que agora eu arrumo crianças pra colocar no judô. Inclusive, a irmã caçula dela já é praticante desde os 4 anos e a menina de quem eu sou babá também está na academia desde os 6. Acabou que eu me apaixonei, eu vejo o lado bom do esporte com a Rafaela e com a Maria Cecília”, contou ela em entrevista a Folha de Barbacena.

    A adolescente participa dos treinos desde os 9 anos quando foi convidada por seu Sensei que queria incentivar as meninas a praticar o esporte. “Tive muitos altos e baixos. Já pensei em sair várias vezes por perder campeonatos e dizerem que Judô é esporte de menino. Hoje eu agradeço a minha mãe por ter me apoiado e esse pensamento ainda é um pouco presente porque as pessoas não conhecem o esporte. Até alguns atletas homens fazem comentários, dizendo que as lutas femininas são mais fáceis”, declarou Rafaela.

    “Eu tinha certeza que iria perder já que tinha algumas academias grandes lá. A desmotivação foi o que me fez perder a primeira luta” disse Rafaela, que também participou do JEMG no ano passado, sendo sua iniciativa buscar a participação.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.