

Hospital Policlínica inaugura 10 novos leitos de UTI em Barbacena
Atualmente, há em média 25 pacientes esperando um leito de UTI por dia na região

Na tarde desta segunda-feira (31/07), foram inaugurados 10 novos leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) no Hospital Policlínica de Barbacena, que atuará na assistência dos 51 municípios da macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais, atendendo a uma população estimada em mais de 800 mil habitantes.
A cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) foi presidida pela radialista Sabrina Silva e pelo vereador Odair Ferreira, tendo início com as palavras de Monsenhor Donival Milagres que abençoou os novos leitos e falou sobre o trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19, quando visitou todos os leitos e os pacientes internados no hospital. “Nós vamos dar a devida assistência espiritual como fizemos no período da pandemia. Nós temos uma capelinha aqui que recebe o título da nossa Beata Isabel Cristina, então a nossa paróquia se torna a primeira responsável para a visita espiritual aos nossos enfermos. Podem contar com a minha presença, com a presença espiritual da nossa paróquia de Nossa Senhora da Piedade”, declarou ele.
Em seguida, a palavra foi passada ao Pastor Márcio da Igreja Quadrangular, que falou sobre os profissionais atuantes no Hospital. “É sabido por todos os profissionais da saúde que a cura, geralmente na maior parte delas, acontece de dentro para fora e se nós não tratamos a alma, o espírito, ficará muito mais pesado curar o corpo”, continuou, falando que “tenho certeza que essa vai ser uma casa de amparo, de amor e de fé. O resultado, que são os recursos, para que o hospital se mantenha, vem naturalmente quando a gente se entrega.





Pandemia
O Prefeito de Alfredo Vasconcelos, Amarílio Antônio Ferreira, se emocionou ao contar sobre o período em que esteve internado na instituição e a importância dos leitos no salvamento de vidas. “Vendo todo o empenho de vocês na reabertura desses leitos, que foram muito importantes pra mim na época e pra muita gente que esteve aqui, eu queria aproveitar a oportunidade e agradecer a toda a equipe e mais uma vez agradecer a Deus por tudo. Não tenho palavras, é um momento que vai ficar na história. A todo o momento desde que cheguei aqui eu não pensava mais que eu iria me recuperar tão rápido como me recuperei graças a esse hospital, aos médicos e aos enfermeiros”, falou ele.
Outro paciente atendido durante este difícil período foi Sérgio Câmpara, acometido pela Covid-19. “Sou um produtor rural muito simples e eu só queria dar o meu testemunho, agradecer aos médicos, enfermeiras, o que fizeram por mim é muito importante. Tudo o que eu precisei, não faltou nada pra mim”, agradeceu.
Dando continuidade, o Diretor Técnico do Hospital Policlínica, Dr. Tarcísio Araújo de Oliveira, expôs a importância deste momento não apenas para Barbacena, mas para toda a macrorregião. “Com muita tristeza ao fim da pandemia tivemos que fechar nossos leitos e por esse tempo estivemos com um equipamento de saúde, um dos mais modernos da região, não podendo ofertar atendimento, cuidado e saúde à população”, lembrou ele, trazendo a informação de que atualmente há em média 25 pacientes por dia esperando um leito de CTI por dia na região.



Novos recursos
O ex-presidente da Câmara Municipal de Barbacena, Carlos Roberto Batista, conhecido como Kikito, trouxe através do Deputado do Partido Verde, Professor Cleiton, o recurso de R$300 mil para a instituição. Durante seu discurso, os servidores também receberam a notícia de que o trabalho realizado durante a pandemia seria reconhecido a nível de estado, em uma homenagem que acontecerá no mês de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
“Toda vez que a gente fortalece o sistema de saúde de Barbacena, da nossa macrorregião, isso impacta em todo o Campo das Vertentes, tem um reflexo muito positivo. Falando especificamente de leitos de UTI, de tratamento intensivo, nós temos um déficit muito grande”, discursou também o Deputado Estadual Cristiano Silveira, assumindo o compromisso de trabalhar para diminuir ainda mais esse déficit.
Deixaram também o seu sentimento de gratidão o Prefeito de Ibertioga, Dr. Ricardo Pires, que falou em nome de todos os Prefeitos da região, e o Gestor de Saúde Otávio Augusto Ramos que relembrou a trajetória para a abertura dos leitos e a importância do trabalho pela saúde.



Mudanças no Hospital

Durante o evento, foi comunicada a alteração do nome da instituição, que agora deixa de ser conhecida como IMAIP e passa a ser apenas Hospital Policlínica de Barbacena. Explicando a mudança, o Diretor Clínico Dr. Celso Araújo trouxe informações sobre as palavras que agora integram a fachada: acolher, conhecer, cuidar e acompanhar. A respeito da nova marca, ele informou que “nós temos quatro mãos e o paciente no centro, cada uma representado os dizeres que, a partir de então, vão direcionar tudo o que queremos para os nossos pacientes”.
Homenagens
A Presidente do Hospital Policlínica, Maria do Carmo de Araújo Nogueira realizou uma homenagem a colaboradores da instituição, sendo estes: Cléia Rezende; Lucia Alves da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul; Célia Beatriz Correia; Carina Gonçalves Aguiar; Angela Kilson; Vânia Curcio de Miranda; Áurea Fish; Zilda Nunes Campos; Vereador Flávio Maluf; Vereador Donizete Medeiros; Vereador Zeli Oliveira; Vereador Prof Felipe; Vereador Glauber Milagres; Vereador José Nilton; Vereador Orlando Garcia; Deputado Estadual Cristiano Silveira; Januário Basílio e Vereador Odair Ferreira.
Confira mais algumas fotos do evento:

























