Em evento gratuito, livro “Zalém e Calunga” é lançado na Estação Ponto de Partida em Barbacena
O evento de lançamento será às 11h, na Estação localizada na rua Luis Delben, no bairro Roman
Neste domingo (28/05), acontecerá na Estação Ponto de Partida em Barbacena o lançamento do livro “Zalém e Calunga”, com texto da vencedora do prêmio Jabuti 2019, Júlia Medeiros, ilustrações de Barbara Quintino e edição pela ÔZé Editora. Este é o terceiro livro ilustrado da Coleção Presente de Vô, do Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí, que apresentou-se ao público como CDs, espetáculo e animações, em um evento que terá início às 11h com entrada gratuita.
“A coleção Presente de Vô nasceu do desejo de investigar e contar das tantas cores, formas e sotaques que somos. Foi tão fecunda a semeadura que primeiro ela virou canto em quatro CDs, depois tomou corpo em um espetáculo de teatro, opiniões em um documentário, animação em quatro clipes e por fim deitou-se em percalina, coberta por palavras e traços, e virou livro de história. Por princípio e método, toda criação do Ponto de Partida é coletiva. As personagens e muitas das suas falas foram inventadas pelos atores do grupo. Aqui elas se entregam com prazer aos autores para que, conduzidas por sua escrita e suas imagens, se expressem em nova estrutura”, declarou a diretora artística e fundadora do Ponto de Partida, Regina Bertola, explicando a trajetória da Coleção Presente de Vô, que registrou a importância para o grupo, depois de 41 anos de existência, lançar o primeiro livro baseado em sua obra teatral.
“Zalém e Calunga” é o terceiro livro da escritora, atriz e compositora Júlia Medeiros, que foi vencedora do Prêmio Jabuti 2019 e ganhou o selo de altamente recomendado pela FNLIJ pelo seu livro de estreia “A Avó Amarela”. Fazendo o caminho inverso e inédito na trajetória do Ponto de Partida, a autora teve a missão de transformar em texto literário a história gravada pelo Ponto de Partida, Meninos de Araçuaí e Pau Brasil, no CD “Zalém e Calunga”, em 2013. Júlia também é autora de “Temporina”, segundo livro lançado nesta coleção.
Barbara Quintino é ilustradora. Nasceu em Belo Horizonte e mora São João del Rei. Cursou licenciatura em História e bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
A Coleção Presente de Vô é editada pela OZé, editora vencedora do Prêmio Jabuti 2021, nas categorias Livro do ano e Literatura Infantil. Durante o evento de lançamento, a escritora Júlia Medeiros estará presente para uma leitura, uma performance junto com os autores do Ponto de Partida e também para dar autógrafos.