Recomeçar é preciso
E, muitas vezes, antes do recomeço existe uma pausa.
Por Fernanda Oliveira.
Acreditamos que existem momentos na vida que são pré-estabelecidos como momentos de “recomeço”. A virada do ano, o primeiro dia de um novo mês, a segunda-feira… Porém todos os dias nos dão a oportunidade para recomeçar. Não precisamos de uma ocasião especial ou festividade para deixar de fazer o que estamos fazendo e fazer algo novo.
E, muitas vezes, antes do recomeço existe uma pausa. Uma pausa para pensar o que devemos fazer, o que devemos abandonar e o que devemos começar. Essa pausa é temida pela maioria das pessoas. Muitos acreditam que estar em pausa é o mesmo que estar estagnado. A sociedade nos vendeu essa ideia de que só está avançando quem está correndo, quem está em movimento.
As pausas e os recomeços são marcos dos ciclos da vida. A pausa da menstruação para que uma nova vida (re)comece… É o fluir natural da vida que nos leva sempre a novos lugares. A cada pausa não começamos do zero, recomeçamos de onde paramos. Um degrau percorrido, um grau mais avançado na nossa evolução, uma oitava acima na escala.
E isso pode acontecer todos os dias. Numa manhã que acordamos temos a oportunidade de recomeçar e fazer um pouquinho diferente do dia anterior. Temos a chance de repensar nossas atitudes e buscar uma pausa para refletir com calma. Não se culpe por estar em pausa, não tenha pressa para se movimentar. Só não desista de recomeçar.