

No dia em que tentaram impor o medo, o bem venceu – escolas de Barbacena se mobilizam pela paz
Movimento foi registrado em diversas escolas da cidade

O dia 20 de abril foi antecedido por um clima de medo de possíveis ataques de grupos ligados a movimentos neonazistas. A data marca o aniversário de nascimento do ditador alemão Adolf Hitler, nascido em 1889. Também em um dia 20 de abril ocorreu o Massacre de Columbine, ataque a uma escola nos Estados Unidos, em 1999.
Em Barbacena as escolas resolveram ressignificar essa data e mobilizaram toda a comunidade escolar pela Paz. Apesar de a Polícia ter encontrado uma bolsa com facas e um liquido até então não identificado nas dependências do Instituto Federal que assustou diante do contexto a cidade no inicio da tarde, nenhum ataque foi registrado.
Os alunos da Escola Estadual Teobaldo Tolendall lançaram a campanha “Fazer o bem”. Os alunos fizeram uma reflexão sobre boas ações e a cada um desses dias levaram um coração com palavras de afeto e paz para compor um mural. No dia 20 a comunidade escolar em torno da escola recebeu flores confeccionadas pelos alunos como forma de gratidão à vida e à cidadania do bem.
A Escola Municipal Alberto Corrêa também ressignificou a data e com a ajuda da comunidade local que está inserida, o bairro São Francisco. Além dos cartazes e pinturas, um antigo morador do bairro fez questão de ficar durante todo o dia em frente a escola, para ajudar a escola caso algo de ruim acontecesse.
No CAIC, alunos fizeram um abraço simbólico a escola e soltaram balões brancos, além de espalhar mensagem de paz nas escolas. O esporte com a entrega de medalhas interclasse e JEB, celebrou o novo conceito desta data criada pela instituição.
A escola Municipal Rotary, que atende os primeiros anos da educação infantil também mostrou que a paz é o melhor caminho, desde cedo. Transmitindo valores as crianças.
A Escola Estadual Professor João Anastácio, o Polivalente também se mobilizou. Bandeiras brancas foram hasteadas e balões foram soltos em meio a um ambiente produzido pela paz.
O SESI resolver dar um grito claro de PAZ, formando esta palavra com a junção de alunos em seu pátio.
Esses são alguns exemplos que chegaram até a redação da Folha de Barbacena. Em um dia de medo, as escolas mostraram que a coragem de se fazer o bem ao final vai ser a engrenagem mais importante para enfrentar os problemas do mundo.














*Iuri Fontora


