• Pesquisa desenvolvida no IF Barbacena é publicada na Revista Fitos da Fiocruz

    O trabalho é intitulado "Avaliação da toxicidade, citotoxicidade e genotoxicidade do infuso dos rizomas de Curcuma longa L. (Zingiberaceae)"

    Foto: Rodrigo Lozasso

    O artigo “Avaliação da toxicidade, citotoxicidade e genotoxicidade do infuso dos rizomas de Curcuma longa L. (Zingiberaceae)”, desenvolvido no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Instituto Federal Sudesde – Campus Barbacena, foi publicado na Revista Fitos, no volume 17, número 1.

    O trabalho tem autoria de de Leonardo Mendes da Silva, Franciele Filardi Cimino, Ana Letícia Borgo, Vanessa de Souza Vieira Dutra e José Emílio Zanzirolani de Oliveira. Os dois primeiros autores, Leonardo e Franciele já encontram-se, respectivamente, como mestrando na Universidade Federal de Lavras e como doutoranda na Universidade Federal de Viçosa e as demais seguem a mesma rota, futuros educadores com o legado de formação e formadores.

    O trabalho foi gestado com a planta medicinal açafrão (Curcuma longa) cujo consumo in natura e processado tem aumentado, devido a ações terapêuticas comprovadas nos casos de alterações nas articulações e no colesterol. O que se buscou foi verificar a questão tóxica, utilizando-se o sistema teste Allium cepa e avaliando a resposta ao crescimento (toxicidade, citotoxicidade) e anomalias mitóticas (genotoxicidade).

    Para ler o artigo que se encontra da página 9 até a 17, basta clicar aqui.

    Por Isabella Paolucci, com informações do IF Barbacena

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.