Bola em Campos: De virada, Flamengo é derrotado pelo Aucas na estreia da Libertadores
Créditos: Rodrigo Buendia/AFP
O Flamengo entabulou a sua trajetória na Conmebol Libertadores 2023 com o pé esquerdo. Na última quarta-feira, atuando no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, localizado na altitude de 2.800 metros de Quito, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Aucas, atual campeão equatoriano, por dois a um.
O meia-atacante Matheus França abriu o placar para o Mengão, com um lindo gol, mas os donos da casa, estreantes na competição, viraram no segundo tempo com os atacantes Erick Castillo e Roberto Ordóñez.
Escalação
Aucas: Hernán Galíndez; Perlaza (Cano, aos 37′ do 2ºT), David, Quiñónez, Cangá e Carlos Cuero; Edison Caicedo (Mina, aos 29′ do 2ºT), Vega (Carcelén, aos 29′ do 2ºT) e Otero; Erick Castillo (Rezabala, aos 37′ do 2ºT) e Cifuentes (Ordóñez, aos 17′ do 2ºT).
Técnico: César Farías
Flamengo: Santos; Pablo, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Wesley (Varela, aos 15′ do 2ºT), Vidal (Gerson, aos 15′ do 2ºT), Vitor Hugo, Everton Ribeiro (Pedro, aos 34′ do 2ºT) e Marinho (Ayrton Lucas, aos 15′ do 2ºT); Matheus França (Cebolinha, aos 38′ do 2ºT) e Gabigol.
Técnico: Vítor Pereira.
Primeiro Tempo
O confronto entre as duas equipes começou em um ritmo mais lento ao se falar do volume de oportunidades, muito por conta dos incontáveis erros técnicos cometidos pelos clubes na troca de passes.
Aos dez minutos, veio o primeiro lance de perigo, a favor do Aucas, na bola parada. Em falta cobrada no lado esquerdo do ataque, o meia venezuelano Rômulo Otero bateu com efeito e, após uma bela defesa do goleiro Santos, a bola carimbou o travessão.
Os anfitriões preferiram recuar suas linhas para sair na base e dificultaram o trabalho ofensivo do Flamengo.
Porém, aos trinta e sete minutos, não teve jeito! Matheus França resolveu assumir a responsabilidade e carregou em jogada individual, tirando dois marcadores e batendo de maneira rasteira, sem chances de defesa para o arqueiro Hernán Galíndez! Um a zero para o Mengão!
Segundo Tempo
Na etapa complementar, a desvantagem no placar fez o Aucas subir suas linhas para pressionar o Flamengo. Esse simples comportamento começou a causar seguidos problemas ao atual campeão da Liberta!
Aos doze minutos, de tanto insistir, a equipe equatoriana chegou ao tento de empate quando Éverton Ribeiro errou um passe no campo ofensivo. Com bola dominada e muito espaço para avançar, Erick Castillo bateu forte, de forma rasteira, e estufou as redes de Santos! Um a um!
O clube debutante seguiu apertando o Mengão em busca da virada, que até aconteceu numa grande movimentação, onde Castillo passou como quis pela defesa do Flamengo e bateu na saída do goleiro Santos. Entretanto, a arbitragem foi acionada pelo Árbitro de Vídeo e anulou a bola na rede, em virtude de uma falta imediatamente anterior ao lance do gol.
Na reta final da partida, aos trinta e nove minutos mais precisamente, saiu o tento da virada definitiva do Aucas! Com um passe do lateral-esquerdo Carlos Cuero, Roberto Ordóñez infiltrou na defesa flamenguista, deu um leve toque por cima de Santos e correu para acompanhar a pelota entrar lentamente no gol! Dois a um! Derrota amarga para o Fla!
Considerações finais
Após a partida, é evidente pontuar que a estreia na Conmebol Libertadores não anima nem um pouquinho os torcedores rubro-negros. A expectativa era a de que o Mengão não teria tribulações na fase de grupos. A realidade, ao que tudo indica, parece ser outra! Minhas congratulações ao estreante Aucas, o qual realizou uma partida excepcional!
E aí torcedor? Acredita que o Flamengo, com o técnico Vítor Pereira, tem condições de alcançar a “Glória Eterna” novamente? Ou será que já está na hora de dizer tchau para o portuga?
*A opinião de nossos colunistas não necessariamente refletem a opinião da Folha de Barbacena