Tragédias chamam a atenção para segurança de nossas escolas
Folha de Barbacena conversa com forças de segurança pública sobre os programas voltados a este tema em Barbacena
Nas últimas semanas, diversos massacres ocorreram pelo país em escolas. Pessoas que entram armadas e às vezes provocam assassinatos em massa. Nas duas últimas semanas, dois casos se tornaram nítidos, um em São Paulo e outro em Blumenau-SC.*
Como consequência, a temática segurança das escolas se tornou central das discussões. Vejamos na ilustração abaixo, como se divide a responsabilidade rotineira das escolas:
GCM
A Proteção às Escolas é prevista no artigo 5º da Lei 13.022/14 do Estatuto Geral das Guardas Municipais, que diz que é função da GCM. .
“Atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local“
Desta maneira, a GCM de Barbacena conta com um programa de Ronda Escolar, que é um braço de proteção comunitária nas escolas municipais, além de parcerias com outros Centros de Ensino do Município. “Este contato primário com a formação dos alunos proporciona: vínculo com o corpo docente e discente, confiança entre o Guarda e os familiares dos estudantes e a relação amistosa com a vizinhança no entorno da instituição”, destacou o órgão via rede social.
As ações educativas acontecem em conjunto com professores e funcionários das instituições, o que inclui palestras, inclusive em escolas da rede estadual. No trabalho de formação de cidadão, a instituição retomou neste ano o projeto “Esporte e Cidadania”, com trabalhos direcionados ao espírito coletivo, disciplina e responsabilidade cidadã.
PM
A Polícia Militar (PM) também tem um papel importante na defesa das escolas. Dois projetos se destacam. O primeiro é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Um projeto amplo que envolve a maior parte das escolas de Barbacena.
Este é um trabalho de prevenção, atualmente a PM está com aproximadamente 20 turmas somente em Barbacena, feito sistematicamente com alunos do 5º ao 7º ano. O programa mostra como não ser cooptado pelo meio criminoso.
O outro programa é a patrulha escolar, que é feito por uma equipe especializada, desenvolvido sistematicamente, priorizando as demandas e as análises dos dados de criminalidade e informações de segurança pública.
Além dos programas, a PM também fica alerta a chamados principalmente relacionados a ações na entrada e saída das escolas.
“A Polícia Militar está muito sensibilizada com a comunidade escolar, pois sabe que ali se não tivermos a devida atenção pode sofrer alguma influência da criminalidade, sobretudo a questão das drogas. Ainda em relação a essas ocorrências que têm sido constatadas pelo país, nossas equipes tem o cuidado e o contato direto com as escolas que recebem a orientação”,
destacou capitão Loschi, comandante da 60ª Cia de Polícia Militar, responsável por Barbacena.
A PM já agiu com êxito em tentativa frustrada de invasão de escolas neste ano.*
Melhoria de segurança no Município
A Prefeitura de Barbacena informou que um dos objetivos das reformas das escolas municipais é zelar pela segurança das crianças, proporcionando uma estrutura adequada para que os alunos e professores possam exercer suas funções com a máxima segurança.
Governo Federal
O Governo Federal criou um Grupo de Trabalho (GT) interministerial para propor ações de promoção à cultura de paz e combate à violência na sociedade. O GT terá 90 dias para apresentar as primeiras propostas.
O Ministério da Justiça vai liberar R$ 150 milhões para reforçar o patrulhamento em escolas e creches.
** A Folha de Barbacena, a exemplo de diversos veículos de comunicação pelo país, adota a medida de não detalhar crimes frustrados, citar nomes ou imagens de autores de massacres, alinhado a estudos que mostram o malefício desta prática.