13ª RPM forma mais de 90 sargentos em Barbacena
A 13ª Região de Polícia Militar (RPM) conta agora com mais 95 sargentos em seu efetivo. Aconteceu na sexta-feira (30/12), a Formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS II). A cerimônia foi realizada no pátio da 13ª RPM, em Barbacena, quando os militares receberam a divisa de sargento. Diversas autoridades civis e militares, além de familiares prestigiaram o evento.
O paraninfo da turma, o Chefe do Estado Maior da 13ª RPM, Ten Cel Noir Antônio Ferreira Armond, agradeceu o convite e ainda ressaltou a função do sargento dentro da PMMG. “Trabalhem, honrem a terceira divisa, saibam que o suor poupa as lágrimas e às vezes, poupa até mesmo sangue. O sucesso pessoal e profissional não vem antes do trabalho”, finalizou.
A solenidade foi a coroação de todo o período de formação dos Cabos que desde o mês de agosto estavam se dedicando ao curso profissionalizante passando por 21 disciplinas voltadas para a Segurança Pública. Os três primeiros colocados do curso foram, respectivamente: Cb Gilson Elbert da Silva, Cb Emilene de Fátima Pereira e Cb Paulo César de Sant´Anna.
A cerimônia sofreu algumas alterações por conta do luto oficial decretado pelos governos federal e estadual em função da morte do mineiro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o que não tirou o brilho e a emoção do evento. Após o tradicional “fora de forma”, os formandos irão agora desenvolver novas tarefas de acordo com o que aprenderam no Curso.
O sargento é a peça fundamental das atividades administrativas e operacionais da Polícia Militar contribuindo muito para o sucesso da Instituição. Nesta função, ele é o protagonista nas tomadas de decisão e titular de responsabilidades funcionais devendo agir como um administrador e gerenciado. As aulas do CEFS aconteceram na sede da 13ª RPM, sob a coordenação da 194ª Companhia de Ensino e Treinamento, em Barbacena.
Com informações do 13º BPM