Bombeiros realizam simulado no Hospital Regional de Barbacena
A Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar, Sede – Barbacena, realizou um simulado na tarde desta quarta-feira (30/11) no Hospital Regional de Barbacena Doutor José Américo.
O simulado (Rota de Emergência) visa disseminar a cultura de prevenção e autoproteção, bem como testar o plano de intervenção e capacidade de resposta dos órgãos envolvidos, coroando o final dos treinamentos realizados no mês de novembro do corrente ano. Foram treinados 143 colaborados do nosocômio, entre auxiliares administrativos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, gerentes administrativos, dentre outros.
Durante os treinamentos foram abordadas técnicas de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e evacuação de área. Os treinamentos foram realizados no interior do hospital, de forma didática para os colaboradores conhecerem a área de atuação e recursos físicos e humanos disponíveis.
O simulado contou além de 11 bombeiros militares, com apoio de 41 funcionários, distribuídos nas funções de vítimas além de contar com os novos brigadistas, oportunidade ímpar de colocar em prática o conhecimento adquirido.
Foi criado um cenário com uma Unidade de Terapia Intensiva, ocorrendo um curto circuito, causando fogo e muita fumaça, situação que causa muita apreensão e pânico ao ser humano. O Técnico de Segurança do Trabalho Luiz Cesar Coutinho destacou “a importância do treinamento e a parceria com os demais órgãos na disseminação do conhecimento e trabalho conjunto”.
O Hospital Regional de Barbacena Doutor José Américo atende diariamente em média 280 à 300 pacientes de trauma e neurológico, oriundos não só do município de Barbacena mas também da região, e conta com uma equipe de mais de 700 colaboradores entre auxiliares, técnicos, médicos, equipe de manutenção, equipe administrativa entre outros.
O Sargento BM Cordeiro ressaltou que “durante os treinamentos houve uma grande adesão e participação, facilitando o aprendizado e destacando a importância do trabalho em conjunto, além dos militares do Corpo de Bombeiros conhecerem os recursos e pontos sensíveis do Hospital”.
Com informações do Corpo de Bombeiros