52ª edição da NAE: EPCAR conquista 52 medalhas e dois troféus
Após oito dias de disputas, a Escola Preparatória do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), encerrou a 52ª NAE. Esse ano, 400 atletas estiveram presentes nas competições disputando onze modalidades. A NAE reúne os futuros líderes das Forças Armadas e, além da prática esportiva, promove o companheirismo e o espírito de camaradagem entre os participantes.
A EPCAR conquistou 52 medalhas e 2 troféus, na natação e no futebol. O Aluno João Victor Engel Hernandes, que foi destaque dessa edição com seis medalhas na modalidade natação, falou sobre a preparação e a emoção em conquistar o primeiro lugar. “Eu tinha esse sonho de participar da NAE desde antes de entrar, assistia os vídeos motivacionais, olhava a piscina, as quadras e era uma motivação muito grande para mim. Estar aqui, poder competir e, ainda mais, ganhar, é uma emoção muito grande, indescritível”, disse.
Na cerimônia de encerramento, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, falou sobre a competição. “Prezados pais, familiares e integrantes da Guarnição de Barbacena, primeiramente não poderia deixar de agradecer em nome do Comandante da EPCAR, Brigadeiro Daniel, por toda a excepcional estrutura, que nos propiciou estarmos aqui por toda essa semana e exercermos todos os nossos valores, competindo com vontade, com brilhantismo e com vencedores. Nós saímos daqui mais fortes e tenho certeza que esse era o objetivo de todos. Não poderia deixar de parabenizar as nossas estrelas pelo magnífico evento e exemplo de conduta, de competitividade e desempenho de todos os nossos atletas e resultados alcançados”, finalizou.
Na oportunidade, foram entregues diplomas aos atletas que obtiveram índices que superaram as marcas recordes das provas disputadas e troféus às equipes vencedoras.
Para manter a tradição e os costumes dos antigos Jogos Olímpicos, foi feito o ritual de revezamento da tocha olímpica sendo passada para o atleta Denilson Eduardo da Silva de Paula, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que sediará a 53ª NAE em 2023.
O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, falou sobre a expectativa em receber a NAE e a importância da competição para os alunos e integração das Forças. “É uma grande responsabilidade para nossa Escola receber a 52ª NAE, mas a alegria é maior ainda. É uma honra receber as delegações das nossas Forças irmãs, Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil (MB), e da própria Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB). Nossa responsabilidade se transforma em realização, quando observamos esses jovens, que fazem parte tanto do Colégio Naval (CN), da EsPCEx e da EPCAR, dedicando-se de forma responsável, respeitosa e cavalheiresca em cada competição disputada. Isso é motivo de grande satisfação e orgulho, para nós enquanto sede da NAE”, concluiu.
Ao final da cerimônia, os atletas formaram um único grupamento, vislumbrando a união nos treinamentos que os conduzirão ao sucesso na 53ª NAE.
Com informações da EPCAR