São Cosme e Damião: entenda a tradição da entrega de doces nesta data
Dia 27 de setembro é comemorado o dia de São Cosme e São Damião. Nascidos na Arábia, se dedicaram ao cuidado dos enfermos e viveram no século III, no tempo da perseguição contra os cristãos. Eles cuidavam dos doentes e não aceitavam remuneração por isso. Receberam então o apelido de “anárgiros”, palavra grega que significa “sem prata”. A fama de homens corajosos e distintos benfeitores espalhou-se, rapidamente, por toda a região.
Os Santos gêmeos não se limitaram em cuidar dos corpos enfermos. Eles visavam também o bem das almas, com o exemplo e a palavra. São Cosme e São Damião são padroeiros dos médicos, dos cirurgiões, farmacêuticos, parteiras e das faculdades de medicina.
E de onde surgiu a tradição de dar doces no dia dos Santos gêmeos? Essa prática veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Para o catolicismo, não havia nenhuma ligação entre os irmãos e as crianças ou a distribuição de doces.
Informações da agenciabrasil.ebc.com.br e santo.cancaonova.com