Em Barbacena, Hotel Grogotó será reaberto em outubro
Na tarde da última sexta-feira (19/08), empresários, membros da imprensa e do setor público estiveram nas dependências do Hotel Grogotó, localizado na rua Mucuri, nº 201, bairro Caiçaras. Na oportunidade foi anunciado a previsão para a reabertura do tradicional estabelecimento hoteleiro, que desde o segundo semestre de 2020 encontrava-se desativado.
A partir do próximo dia 22 de outubro, o Hotel Grogotó estará reabrindo ao público, após ser arrendado pelo engenheiro Luiz Fernando Ramos Faria, natural de Santos Dumont, que assume a administração do Hotel pelos próximos 15 anos, com possibilidade de compra do local ao final do contrato de arrendamento. As atividades adjuntas ao Senac serão mantidas e, segundo o próprio Luiz Fernando Faria e o objetivo é transformar a estrutura em um hotel de eventos.
No ano em que completaria 60 anos, o tradicional Hotel Senac Grogotó, de Barbacena, comunicou o encerramento de suas atividades. Além de uma dívida financeira na casa dos R$ 12 milhões, a crise econômica provocada pelo coronavírus decretou o fim das atividades do negócio na cidade no ano de 2020.
Fundado em 1960 pela Hidrominas, na época órgão do Governo do estado, o hotel foi inaugurado pelo então governador Bias Fortes. Sua estrutura contava com 88 apartamentos e um centro de convenção, empregando diretamente 75 funcionários. Na década de 1970, o Senac assinou um convênio com o próprio governo para que o espaço se tornasse o primeiro hotel-escola da América Latina.
Atualmente a estrutura está localizada em um terreno com 21.181 m², área total edificada de 6.162,40 m², sendo uma portaria de 20m², hotel (blocos 1 e 2) de 6.107,50 m² e ofurô de 34,90 m².