Glauber Milagres Gava solicita esclarecimentos sobre cancelamento de atendimento médico
O Vereador Glauber Milagres Gava apresentou requerimento solicitando esclarecimentos a respeito do memorando 0014/2022, que cancela o contrato de atendimento de porta de entrada e UTI aos usuários do SUS do hospital IMAIP, a partir de 13/05/2022. Com isso o hospital IMAIP somente iria realizar atendimentos particulares e leitos clínicos; particulares e convênios no PA, e demais leitos clínicos, dessa forma solicitou esclarecimentos a respeito dos motivos pelos quais o referido contrato foi cancelado.
O Hospital respondeu às indagações informando que o encerramento das atividades dos Leitos de Terapia Intensiva Adulto COVID e Porta de Entrada COVID, se deu em razão de que o Ministério da Saúde determinou, através da portaria n. 4226, a desmobilização dos leitos de UTI-COVID bem como Porta de Entrada COVID, haja vista a situação de estabilidade da pandemia e a desnecessidade de manutenção de referidos atendimentos.
No entanto, conforme se depreende da resposta do IMAIP ao Vereador, o hospital continuará com atendimentos regulares, inclusive com leitos de UTI, sendo que o IMAIP apenas deixou de ser referência em COVID, visto que os casos relacionado a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram distribuídos para os Pronto Atendimentos Locais, não necessitando mais um Hospital referência no tratamento tendo em conta a situação de baixo nível de infectados e internações.