Casa da Gestante atendeu mais de 120 mulheres no ano passado
“Fiquei tão aliviada quando me comunicaram que a Santa Casa tinha um local que abrigava mães puérperas, como era a minha situação. A Casa da Gestante foi muito importante durante todo este período em que meu filho ficou sob os cuidados da UTI Neonatal. Pude estar mais próximo dele, visitar todos os dias, acompanhar seu desenvolvimento”, exclamou muito emocionada a mãe A.M. “Não posso deixar de ressaltar, principalmente, a atenção e o cuidado da Santa Casa com nós mamães”, pontuou. A mãe A.M. , da cidade der São João del Rei, ficou na Casa durante um mês e três dias, quando passou a cuidar de seu bebê na Enfermaria Mãe Canguru.
Quem também usufruiu da acolhida da Casa da Gestante foi a mãe D.S. num período de um mês e 22 dias. “Moro na cidade de Piranga e para ir e voltar ficaria muito difícil. A Casa da Gestante foi a solução para eu poder estar mais perto de meu filho. Uma verdadeira bênção de Deus”, comentou.
A Casa da Gestante, em funcionamento há quase 12 anos, sendo um serviço da linha de cuidado materno infantil no Hospital, onde no ano de 2021, atendeu-se há mais de 120 mulheres, entre elas gestantes e puérperas. Criada com a finalidade de dar suporte a estas mamães e proporcionar a elas estarem mais perto do seu bebê, por estarem em internação na UTI Neonatal, e também por elas não terem outros lugares tão próximos ao hospital, podendo permanecer durante todo período.
A presença dessas mães na Casa facilita o contato entre mãe e bebê fortalecendo o vínculo entre eles, além do estímulo à amamentação.
Recebe ainda gestantes que residem em outro município, e que estão em determinada situação de parto mas que não tem condição de retorno para casa e necessitam de um acompanhamento o mais próximo possível da unidade hospitalar.
Na Casa, têm assistências de enfermagem e médica entre outros profissionais que forem demandados, como exemplo Psicólogo e Assistência Social. Toda a parte de alimentação como café, almoço, jantar são também oferecidos pela Santa Casa. Tudo para que elas possam ficar bem e apoiar seu filho. Temos capacidade para atender até 10 mamães ao mesmo tempo.
Fonte: Santa Casa de Barbacena / Márcio Cléber.