

9º BPM lança operação de segurança no campo em Barbacena e região
Além do foco na prevenção criminal, o plano busca fortalecer o vínculo institucional com os produtores rurais

Aconteceu ontem (28/04) o lançamento do Plano Operacional “PMMG 250 Anos: Presença que projete o campo” no auditório do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A iniciativa busca intensificar o policiamento ostensivo, aumentar a presença institucional nas áreas rurais e aproximar os militares dos produtores e trabalhadores do campo.
Por meio da atuação do policiamento ostensivo e da Patrulha Rural, o plano prevê ações coordenadas e contínuas de patrulhamento preventivo, integradas com a comunidade e com outras instituições públicas.
Além do foco na prevenção criminal, o plano busca fortalecer o vínculo institucional com os produtores rurais, levando orientações de segurança, promovendo encontros comas comunidades e incentivando a criação e fortalecimento de Redes de Proteção Rural.
Durante o lançamento, o Comandante da 13ª RPM, Coronel Joilson, reforçou o compromisso da PMMG no policiamento nas zonas rurais demonstrando o alinhamento da Corporação às demandas emergentes do campo. “Nosso compromisso é implementar ações coordenadas, inteligentes e contínuas. Lançamos hoje ações que, além da presença ostensiva no campo, atuam no combate ao crime organizado no meio rural. Segurança no campo é sinônimo de respeito, progresso e desenvolvimento sustentável. Vamos seguir juntos, firmes no propósito de fazer com que cada produtor possa trabalhar com tranquilidade, confiança e segurança,” afirmou o oficial.
A operação está em curso em todo o estado e integra a agenda comemorativa dos 250 anos da Instituição. Os primeiros resultados já vêm sendo observados com a maior sensação de segurança em regiões antes vulneráveis, graças ao olhar atento e à presença efetiva da Polícia Militar no coração produtivo de Minas Gerais.
Participaram do lançamento o Comandante da 13ª Região de Polícia Militar, Coronel Joilson Fernandes Bittencourt; o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ademir Siqueira de Faria; o Presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Rubens Áureo Lobato Campos, além de outras autoridades militares e civis ligadas à área agrícola e pecuária.


