• 7ª edição da campanha “Setembro Amarelo” acontece em Barbacena

    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, ao longo de todo o mês de setembro, a 7ª edição da campanha “Setembro Amarelo: pela valorização da vida e prevenção ao suicídio”.

    Foram realizadas mais de 40 palestras em escolas estaduais, municipais, particulares e em cursos técnicos de Barbacena, Santos Dumont, Antônio Carlos e Senhora das Dores. As palestras, com o tema “Setembro Amarelo: quebrando o tabu”, foram ministradas pela investigadora e psicóloga Cristiane Agostini, acompanhada pela representante pela Prefeitura Municipal de Barbacena, Raquel Siqueira, e contaram também com a presença do chefe do 13º Departamento, delegado-geral Alexsander Soares Diniz.

    Além das palestras para estudantes, foram realizadas palestras no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade; para servidores e colaboradores do Hospital Ibiapaba, além de dois eventos para servidores da Polícia Civil no âmbito do 13º Departamento.

    Aconteceram também, durante o mês de setembro, eventos destinados aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, aos usuários das Unidades Básicas de Saúde e aos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). A população barbacenense também contou com o tradicional concurso de redações realizado entre os alunos das escolas públicas e particulares da cidade e com shows do Dr. Falador, que levou às crianças, de maneira lúdica, a uma reflexão sobre as emoções.

    A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) também participou ativamente da campanha, oferecendo aos seus alunos e convidados um seminário com o tema “A saúde mental no contexto educacional universitário”; uma sessão pipoca com o filme “O vendedor de sonhos” e uma roda de conversa sobre constelação familiar.

    Diversas instituições e locais da cidade também entraram no clima de apoio à campanha e decoraram suas sedes e espaços com luzes, faixas e decorações amarelas, para dar ainda mais visibilidade ao Setembro Amarelo na região.

    O projeto, que é desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa reduzir as taxas de suicídio consumados e tentados, por meio da conscientização. Segundo a própria OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete autoextermínio no mundo; a cada 3 segundos alguém tenta tirar a própria vida e em 90% dos casos, o suicídio pode ser evitado.

    Com informações da Polícia Civil

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.