48% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Barbacena
A Campanha de Multivacinação teve início no dia 5 de agosto
Aproximadamente 48,09% das crianças que são público alvo da campanha da poliomielite já se vacinaram em Barbacena. A Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite no município iniciou no dia 5 de agosto no município e tem o objetivo de atualizar o esquema vacinal de crianças e adolescentes de zero a 15 anos, além de vacinar crianças de um a menores de cinco anos contra a Poliomielite vacina oral.
Diversas estratégias para mobilizar os pais a levarem os filhos para se vacinar já foram realizadas. No dia 20 de agosto houve o “Dia D” dia de Mobilização Nacional, em que manteve em um sábado o funcionamento de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural com diversas atividades lúdicas, além de proporcionar um dia de lazer na Praça do Globo com brinquedos, pipoca e algodão doce.
Em uma estratégia conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) a Secretaria Municipal de Educação (SEDEC), acontece desde a última quarta-feira (31/08), uma mobilização também nas escolas e creches da rede municipal para realização de busca ativa e vacinação contra a Poliomielite com a vacinação oral nas escolas mediante prévia autorização de pais/responsáveis.
A Campanha segue até a próxima sexta-feira (09/09), com disponibilidade de todas as vacinas do calendário de rotina para atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes e também com a administração da vacina contra a Poliomielite – oral.
Dados
O município possui uma população média de 5983 crianças de um a menores de cinco anos a serem imunizadas com a vacina da Poliomielite oral. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que tenha recebido as três doses de Vacina Inativada da Poliomielite (VIP). Contabilizando até o momento 2877 doses administradas.
É muito importante que todos levem seus filhos para se vacinarem para que possamos manter as crianças livre de doenças, principalmente, das que já foram erradicadas, mas voltam a circular em decorrência das baixas coberturas vacinais, como é o caso da Paralisia Infantil que pode ser prevenida pela vacina da Poliomielite.
Com informações da Prefeitura de Barbacena