• 230 anos de Barbacena: saiba mais sobre os pontos turísticos da cidade

    O município foi fundado em 1791

    Hoje (14/08) Barbacena completa 230 anos de história, e para entender um pouco mais sobre a nossa cidade, Alexandre Braga, diretor de cultura, desporto e turismo do município, respondeu algumas perguntas, principalmente, em relação à parte turística. Confira a seguir a entrevista completa:

    – Quais são os locais turísticos da cidade? 

    Existem em nossa cidade diversos atrativos turísticos, entre eles o Museu da Loucura, Santuário de Nossa Senhora da Piedade, Basílica de São José Operário, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção (Boa Morte), Igreja Nossa Senhora do Rosário (Monumento aos Pracinhas e Herma de Tiradentes), Museu Municipal de Barbacena, Parque Museu Casa de Marcier, Epcar – Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Estação Ferroviária, Jardim Municipal (Praça dos Andradas), Palácio da Revolução Liberal (Câmara Municipal), Arcos do Pontilhão, Praça Conde de Prados (Globo), Prédio do IF(antiga Escola Agrícola), Sericícola e demais bens tombados com memória histórica e relevantes estilos arquitetônicos. Feira livre aos sábados e domingos.

    – Existe algum projeto ou planejamento para estimular o turismo? 

    Sim, a criação e implantação do CAT – Centro de Apoio Turístico. Nosso município é de grande potencial turístico, com perspectiva de demanda durante eventos programados dentro do calendário oficial. Turistas e visitantes motivados a visitarem Barbacena e região, necessitam de apoio através de um CAT – Centro de Apoio Turístico, onde obtenham informações, acompanhamento monitorado, busca por material promocional, mapas e atrativos turísticos, meios de hospedagem, gastronomia, traslado e serviços de transportes, lazer e entretenimento, agenda cultural e demais informações necessárias. A criação do CAT, visa uma reestruturação e desenvolvimento turístico sustentável, atendendo a visitantes, turistas e trade, tornando-se ponto de apoio à execução de todas as atividades interligadas ao turismo, área de receptividade, divulgação e criação de roteiros municipais e ou regionais, além de proporcionar a instituições de ensinos a oportunidade de estágios que contribuirão para a formação profissional dos estudantes. Além dos serviços de apoio ao turista, os profissionais irão mensurar as variações do movimento e traçarem o perfil do turista que visita o centro de apoio, para valiosa identificação de demandas turísticas, principalmente para associações, entidades e empresas que compõem nosso trade. Valorizaremos a cultura local e regional, com a criação de uma agenda, e a busca do aumento da autoestima da população Barbacenense com o município, AMAR Barbacena.

    – Pretendem criar pontos turísticos na cidade?

    Roteiros que automaticamente criarão pontos. Estamos planejando a criação do roteiro de ecoturismo e turismo de aventura, cicloturismo, roteiro das rosas (rural), roteiro da loucura (histórico cultural) e roteiro gastronômico. 

    – Os pontos turísticos estão em boas condições? 

    Em sua maioria sim, porém alguns necessitam de adequações e pequenas reformas para melhor recebermos os turistas e visitantes.

    – Qual é o principal ponto turístico de Barbacena?

    No atual cenário é o Museu da Loucura, porém existe ampla visitação aos templos religiosos e ao Museu Municipal de Barbacena. 

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.