

Editorial – Folha de Barbacena completa 20 anos contando a história se adaptando ao tempo
Uma trajetória de 20 anos a serviço da comunidade, honrando o passado e preparada para os desafios do futuro

Neste mesmo dia 01 de outubro, porém de 2005, dois jovens publicitários, recém-formados, resolveram fundar o jornal Folha de Negócios, que tempos depois se tornaria a Folha de Barbacena. Marcelo Miranda e Thiago Faria, uniram seus talentos, o primeiro na parte editorial e o segundo no setor comercial, para dar vida a um sonho. Thiago nos deixou prematuramente em 2020, vítima de um incêndio criminoso em seu prédio, porém o seu legado permanece vivo. Marcelo cumpriu uma etapa de sua missão na parte de editoria da Folha e hoje continua sendo uma peça-chave para nós, porém em outra frente. Seu legado é visível ao fato de que a redação da Folha leva o seu nome.
Em nome destes dois e do ex-editor da FB, Thiago Rossi, que dedicou 15 anos a essa empresa, saudamos todos aqueles que durante estes 20 anos ajudaram a construir a história da Folha de Barbacena. Hoje a Folha de Barbacena conta com uma equipe pequena, porém extremamente aguerrida. Temos um compromisso sério com o jornalismo, buscando cada vez mais a qualificação e a melhora, por isso os profissionais de redação são jornalistas de formação e pós-graduados. Essa é uma marca que rege a FB desde os primeiros parágrafos escritos.
No entanto, buscamos nos reinventar a cada dia, sendo um observador da modernidade e suas inúmeras possibilidades. Adotamos um manual com padrão de qualidade na produção de reportagens em vídeo; Passamos a transmitir todos os principais fatos da cidade ao vivo, como por exemplo, a cobertura das eleições municipais e a tradicional escolha da Rainha das Rosas; Entramos na era do spotify e criamos uma ampla estrutura de estúdio e equipamentos de qualidade para criação de conteúdos próprios e locais. Durante todo o mês de outubro, celebraremos essa data com promoções e conteúdos especiais.
São inúmeros os feitos da Folha de Barbacena nestes 20 anos. Adotamos um modelo de negócios, que busca separar sempre o CPF do CNPJ, como deve ser todo veículo de comunicação, o que significa que as opiniões pessoais não devem sobrepor aos interesses públicos. Na era da velocidade da informação, apurar com responsabilidade é o caminho para que as versões não sobressaiam aos fatos.
Acreditamos que nas últimas duas décadas colaboramos com a cidade e a sua gente. Entre acertos e erros, o que importa é a consciência de que cada passo dado seguiu um rigoroso compromisso que não se individualizava, em A ou B, mas sim, no bem coletivo.
Que estejamos preparados para os próximos desafios e que nossa história continue sendo contar a sua. Finalizamos com as palavras, do fundador da Folha de Barbacena, Marcelo Miranda.
“A Folha de Barbacena completa 20 anos sendo a voz de uma cidade que pulsa história, verdade e identidade. Um jornal que nasceu para servir à comunidade e permanece firme, registrando a vida e a essência dos barbacenenses. Que esses 20 anos da Folha de Barbacena sejam apenas o início de uma trajetória ainda maior. Hoje celebramos a força de um jornal que honra a verdade e dá voz à nossa cidade, e que no futuro continue a inspirar, informar e registrar a história viva de Barbacena para as próximas gerações”.


