

1º Festival de Música e Ukulele de Barbacena termina amanhã com show gratuito
O evento terá entrada gratuita e transmissão ao vivo

O músico e educador João Tostes celebra amanhã (19/07) 15 anos de trajetória com o ukulele em uma noite especial. O evento, que marca também o encerramento oficial do 1º Festival de Música e Ukulele (FEMUKE) de Barbacena, acontece às 20h, na Tecer Cultural, com entrada gratuita e transmissão ao vivo.
A noite começa com a estreia oficial da Orquestra Multicor, projeto idealizado por Tostes e formado por músicos de 5 a 84 anos, com foco na inclusão de pessoas LGBTQIAPN+, pretas, pardas, indígenas, mulheres, idosas e de baixa renda. Com o ukulele como instrumento central, a orquestra propõe uma experiência musical e comunitária inovadora, reunindo diferentes vozes em torno da arte.
Em seguida, João Tostes sobe ao palco para um show comemorativo, acompanhado de alguns artistas que fizeram parte de sua trajetória, como Bruno Zr, Carol Tostes, Felipe Velho, Gaby Velho, Giovana Martins, Hilreli, Jefferson Francis, Mariana Ribeiro, Miguel Junno, Nat Freitas, Valdir Alvim, Vinícius Vivas, Virgínia Reis, Zé Maurício, entre outros.
Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos pioneiros do ukulele no Brasil, Tostes tem
se dedicado a projetos que unem música, educação e inclusão social, como a plataforma Toca Ukulele, o
Programa de Formação de Professores de Ukulele (ProUke) , e o próprio FEMUKE, que teve sua primeira
edição realizada neste ano.
A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal Toca Ukulele no YouTube, que reúne mais de 133
mil inscritos, garantindo acesso ampliado e registro permanente do evento.
Sobre o Festival
O FEMUKE é uma iniciativa dedicada à difusão do ukulele e da música como ferramentas de educação, inclusão e expressão cultural. Idealizado pelo músico João Tostes, o festival nasceu com o propósito de aproximar artistas, educadores, alunos e comunidades, promovendo uma programação diversa que inclui apresentações públicas, oficinas, palestras, rodas de conversa e vivências em espaços escolares e comunitários. Em sua primeira edição, o FEMUKE ocupou a cidade de Barbacena com atividades gratuitas, voltadas a públicos de todas as idades.


