Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

16 de julho, dia de Minas Gerais

 

Há exatos 323 anos, a bandeira chefiada pelo Coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça chegava à região onde hoje está localizada a cidade de Mariana. O grupo escolheu as margens de um ribeirão, que recebeu o nome de Ribeirão do Carmo, por 16 de julho ser o Dia de Nossa Senhora do Carmo. Ali se iniciaram os primeiros trabalhos de mineração daquele que viria a ser conhecido mais tarde como o Estado de Minas Gerais.

Nomeada Mariana em 1745, homenagem do rei dom João V de Portugal a dona Maria Ana de Áustria, sua esposa, a cidade “berço da civilização mineira”, foi a 1ª capital (1709), a 1º vila (1711), a 1ª sede de bispado (1745) e a 1ª cidade de Minas Gerais (1745). Devido ao pionerismo de Mariana, o dia 16 de julho, marco do seu povoamento, foi escolhido para ser o dia de Minas Gerais.

Hoje, Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, e o quarto estado com a maior área territorial do país e o segundo em quantidade de habitantes. Seu território é subdividido em 853 municípios – o maior número de cidades dentre os estados brasileiros – e em 17 regiões intituladas Territórios de Desenvolvimento: Alto Jequitinhonha, Caparaó, Central, Mata, Médio e Baixo Jequitinhonha, Metropolitano, Mucuri, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul, Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Vertentes.

Berço de nomes como Pelé, Carlos Drummond de Andrade, Tancredo Neves, Carlos Chagas, Clara Nunes, Milton Nascimento, Guimarães Rosa, Sobral Pinto, Juscelino Kubitschek, entre tantos outros, Minas Gerais enriquece a história e cultura nacional com figuras que chegam a ser lendárias, como Tiradentes, Chica da Silva, Aleijadinho, Mestre Ataíde e Dona Beja.

A cultura mineira marca ainda a gastronomia, com pratos típicos como frango com quiabo, feijão tropeiro, leitão à pururuca, bamba de couve e o icônico pão de queijo, que virou sinônimo de mineiridade.

Ouro Preto, Diamantina, Mariana, São João del-Rei, Paracatu, entre outras estão entre os destinos históricos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros, a cidade de Tiradentes, aliás, foi eleita pela revista americana Departures, como a cidade mais bonita do Brasil.

Como sugere a canção de José Duduca de Morais e Manoel Araújo, reconhecida como Hino de Minas Gerais, quem conhece as belezas e encantos de Minas, não esquece jamais, “Óh Minas Gerais”.

 

Foto: http://ambsp.org.br/

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.